sábado, 25 de agosto de 2007

25/08/2007 Explorar Muscat 2

Pelo 2º dia consecutivo, resolvi fazer uma especie de exploração às redondezas de Muscat. O primeiro sítio “explorado” foi a Clínica Privada que fica a cerca de 7km fora da cidade e que de princípio é o hospital onde o pessoal tem os cuidados médicos. Os hospitais estatais são apenas para os naturais. Felismente ainda não tive que usar os serviços deste hospital.
Por tras de Hatat, zona onde fica a casa anterior onde vivia, e indo em direccão a Waddi viaja-se por uma estrada temporárea por mais de 10 km. Durante o trajecto, ainda dá para dimensionar os estragos do temporal Gonu uma vez que o trabalho de reconstrução ainda está a acontecer. Viajei por esta estrada por mais de 15km até o sítio onde achei mais seguro reverter a marcha pois era um terreno deserto e sem mais habitações e não estava muito seguro onde a marcha me levaria. Como não tinha água no carro e estava bastante calor, achei a aventura algo ariscada.

O terceiro sítio que tentei explorar foi Yiti. Ir até Yiti não é tarefa fácil. Toda a gente fala que é uma zona muito bonita mas o acesso é bastante difícil. Para chegar até lá usa-se uma estrada por meio das montanhas. Muito díficil e perigosa. Cheia de curvas e contracurvas e elevações de até 60 graus. O sítio fica a apenas 20 km a partir do Rwui. Faltando apenas 3 km para o destino resolvi reverter a marcha de novo porque a estrada ainda está em reparação e não estava seguro da melhor direcção a usar na picada de maneiras que de novo decidi reverter a marcha. Alias, estas aventuras nunca são aconselháveis de fazer sozinho e não tinha qualquer mapa ou outro meio de navegação.

Este detalhe no carro é a minha técnica para evitar passar inconscientemente para outra faixa uma vez que ainda tenho o pequeno “tique” de conduzir a esquerda como em Maputo.