sexta-feira, 24 de agosto de 2007

24/08/2007 Explorar Muscat 1

Hoje é o fim de semana por aqui. Ainda não me habituei a ideia de ter o fim de semana na sexta e sábado e não no sábado e domingo como em todo lado. De maneiras que ainda utilizo a típica despedida com os colegas “see you Monday”. O pessoal já está farto de me corrigir.

Como é o primeiro fim de semana com o novo carro a ideia é explorar a cidade e as redondezas. Comecei pela zona da praia de mergulho pelos lados do Oman Dive Centre. Infelismente não é permitido ter acesso à zona por ser sexta-feira, algo difícil de compriender. De maneira que o melhor foi ir a uma outra praia de acesso livre na mesma zona.

No clube de mergulho exige-se um pagamento de cerca de 150 Mt para ter acesso a praia. Usei alguma malandragem para ter acesso de borla pois não estava muito interessado em usar o local. Estava mais para avaliar o que lá existia. A praia é muito bonita e o pequeno pavilhão tinha muitas coisas interessantes.

Outro sítio foi o Hotel Al Busthan Palace que também se encontra em obras. O guarda descobriu logo que eu não era dali. Ficou maravilhado com o facto de ser africano de Moçambique pois ele tem descendência da Tanzania.

O Yatch Centre tem mais interesse para quem tem que usar o local para ancorar barcos. Existe um restaurante e lojas de materias de mergulho e pesca mas não achei nada especial. Os preços são também muito altos.

Quando cheguei a zona de Mutrah, que conheço bastante, já era hora da oração das sextas (Juma). Resolvi entrar na primeira mesquita que achei por perto. Há algumas semanas que não tenho feito isso mas desta vez acho que escolhi o sítio errado.

O primeiro sinal de perigo foi o facto de destribuirem uma espécie de pedras circulares logo a entrada. Não levei a minha porque nem toda a gente levava a sua. O segundo sinal de algo diferente foi o facto de não existir a mistiçagem cultural que costumava ver na outra mesquita. Não consegui ver ninguem de cor ou alguem de turbante. Tudo ficou mais ou menos esclarecido no momento das orações. Existia pequenas diferenças, ligeiras mas evidentes, na liturgia e ainda estou curioso em saber de que seita se trata. Foi uma especie de turismo religioso. (Vi a saber mais tarde que trata-se duma seita Xiita, muito comum no Irao).

Gosto de ouvir o sermão ainda que não entenda absolutamente nada de arabe, sempre vai-se apanhando uma palavra aqui e ali e a expressão facial sempre comunica bastante. Desta fez o maulana falou bastante de internet e o facto de poder existir o alcorão em forma electrónica. Gostaria de saber mais detalhes do que ele estaria a falar.

Explorei tambem a miramar de Ghubra North, que é a zona onde vivo actualmente. Viagei pela estrada da marginal que delimita o aeroporto e fiquei impressionado com as várias zonas da praia.

Esta casa esta em construção na praia mas os exageros na arquitectura chegam a assustar. Ficará bonita pintada de roxo com pintinhas amarelas...