domingo, 9 de dezembro de 2007

09/12/2007 Apressado para a farmacia

Uma coisa espantosa em Oman é o número de acidentes na estrada. As estatísticas são impressionantes, 549 mortos e 5908 feridos em 6501 acidentes de 01/Janeiro a 28/Setembro. E este país possui apenas 2 milhões de habitantes num espaço aproximadamente equivalente a 2/3 de Moçambique.

Normalmente o pico situa-se no periodo festivo do Ide. A última estatística é de 42 mortes e 193 feridos durante os 10 dias que intercalaram o Ide. Um bocado o que acontece com o pessoal durante a excitação do Natal e Fim de Ano. Curioso mesmo é que nunca consegui fazer o trajecto Sohar/Muscat/Sohar sem cruzar com carros recem-acidentados.

Causa principal dos acidentes: (1) excesso de velocidade e (2) condutores inexperientes, maus e na maioria jovens sem muita responsabilidade, alias os acidentes de viação são a causa de mortalidade nas idades inferiores a 40 anos. Um bocado como o nosso Sida...

Imagino como seria se por aqui existisse a liberdade de consumir alcool como nas terras distantes e no sul.