Petroleum Planetarium serve como uma especie de museu do petróleo. A PDO é a empresa patrona – tem a fama de ser a maior empregadora. O petróleo é tudo na economia de Oman por representar uma boa percentagem dos $19 879 do GDP (2007) o que coloca Oman no 44º lugar dos paises mais ricos. Oman produz cerca de 800 mil baris de petroleo/dia (que tal se fossem baris de vinho????).Na maioria dos casos tem que usar a tecnologia de injecção (que o colega Monshin me explicou) para conseguir níveis aceitaveis de productividade. Actualmente dá-se muita enfase na diversificação da economia e omanização da mão de obra pois começa a recear-se o futuro nestes paises bastante dependentes do petróleo.
O planetarium apresenta com algum detalhe tudo sobre o petróleo, deste os métodos de detenção e pesquisa, a produção e transporte, a refinação e os productos derivados, até o números estatísticos do petróleo e gás em Oman.
É um sítio aconselhável para compriender a industria do petróleo.
O processo de liquidificação do gáz (LPG) e o seu transporte também é explicado. O LPG é obtido pela redução da temperatura do gáz até 160 graus abaixo de zero. Um metro cúbico de gaz líquido equivale aproximadamente a 600 metros cúbicos de gáz no estado natural. A produção de diária de Oman equivale a 260 mil botijas de gaz doméstico e outras 1.3 milhões de botijas de LPG – números impressionantes, pois claro. Boa parte do consumo doméstico é para a geração de energia electrica.
Algumas fotos podem ser vistas no meu blog de fotos ou neste link aqui...