sábado, 29 de março de 2008

29/03/2008 Black out em defesa do ambiente

Mais de 370 cidades de 35 pai­ses, de todo o mundo, vão hoje desligar as luzes durante uma hora, no ambito da iniciativa “Earth Hour” (Hora da Terra). O objectivo é alertar as consciências para as mudanças climáticas que já se começam a acontecer.

Earth Hour é uma iniciativa do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) australiano e na lista de participantes já constam vários paí­ses, entre os quais a Espanha, Reino Unido, Argentina, Bolí­via, Brasil (único Lusofono), México, Uruguai, Venezuela, Canadá, Dinamarca, ilhas Fiji, EUA e Tailándia. De acordo com a lista divulgada na página da Internet daquela organização, www.earthhour.org, não há informação de nenhuma cidade africana ter aderido a esta proposta.

Este evento já foi realizado em 2007, mas apenas a Austrália aderiu, com o intuito de alertar as pessoas para as mudanças climáticas. Neste seguimento, os paises amigos do ambiente terão que apagar as luzes e electrodomésticos, às 20h00 e durante uma hora. A originalidade desta medida já a tornou num acontecimento a escala mundial, visto ser ainda maior do que a organização esperava.

Esta iniciativa coincide com mais uma evidência do aquecimento global, nomeadamente o colapso de uma parte considerável da Antartica que aconteceu durante os ultimos dias.